Buscar
  • Maria

5 Erros comuns no orçamento empresarial




Você sabe qual é a meta de faturamento da sua empresa para os próximos anos? Sabe quais serão as despesas operacionais e sua projeção de custos? Sabe de onde e para onde irão seus lucros? Em outras palavras, você tem um bom orçamento empresarial?


Se a resposta for não, então não se preocupe. Hoje nós vamos abordar um pouco sobre o assunto e te ajudar a se planejar melhor.


Mas, se você entende tudo sobre orçamento empresarial, nós também podemos te ajudar a otimizar ainda mais seus resultados. Nesse artigo, por exemplo, nós vamos falar sobre os 5 erros mais comuns e que precisam ser evitados para que os resultados não sejam afetados.


Se você tem interesse em melhorar o desempenho do seu empreendimento, aprender mais e melhorar muito a gestão do seu negócio, continue com a gente e leia até o fim para descobrir como!

O que é orçamento empresarial?

Antes de falarmos sobre os erros mais comuns, vamos entender um pouco melhor sobre o que é orçamento empresarial e como ele funciona na prática.


De uma maneira mais simples, orçamento empresarial é a ação de estimar, planejar e organizar os investimentos, as despesas e os ganhos que sua empresa terá em um período futuro, como em 1, 2, 3 ou até 10 anos.


Ele é um documento e, ao mesmo tempo, uma metodologia de previsão de receitas e despesas da sua empresa. Isso tudo, baseado em métricas passadas e possibilidades futuras também.


Em outras palavras, orçamento empresarial é uma técnica que auxilia sua empresa a prever resultados futuros, podendo evitar obstáculos que poderiam interferir nesse período através do acompanhamento dos resultados.

Ou seja, é de extrema importância para o bom desempenho dos seus negócios e tem o poder de evitar grandes problemas. Seu objetivo é tornar seu trabalho menos dificultoso, e seus resultados muito mais satisfatórios.

Conheça os 5 erros mais comuns ao planejar um orçamento empresarial




Agora que você já sabe o que significa orçamento empresarial, e qual é a sua importância para seu negócio, precisamos conversar sobre alguns erros que muitas pessoas cometem e que você pode evitar a partir de agora.


Nós trouxemos 5 desses erros mais comuns e mostramos o porquê deles serem tão prejudiciais para a empresa.


São eles:

1 - Acabar não reconhecendo a importância do orçamento empresarial

Sim, ainda existem gestores que não acham importante a criação desse planejamento. E, se você ainda não conseguiu entender ainda, nós vamos te mostrar.


Obter um orçamento empresarial bem estruturado significa cuidar do futuro da sua empresa, e ignorar essa importância seria a mesma coisa que ignorar a importância da contabilidade geral para o seu negócio.


É por isso, que tantas empresas acabam se endividando ou perdendo grandes oportunidades. Por causa da falta de planejamento, elas acabam não desenvolvendo estratégias para o alcance das metas, e assim ficam perdidas durante o processo.


Então, para evitar grandes problemas, pense no orçamento como um investimento a longo prazo, como algo que você precisa obter e não como algo que você pode escolher não ter. Com ele, suas chances de sucesso serão muito maiores.

2 - Não conseguir reconhecer a importância da individualidade de cada setor

Sua empresa, de uma maneira geral, precisa de todos os setores funcionando de maneira conjunta e em prol do mesmo objetivo, certo?


Mas, acreditar que todos os setores demandam a mesma atenção e o mesmo orçamento entre si, é um dos maiores erros que você pode cometer, e que podem (e vão) te manter cada vez mais longe de alcançar qualquer objetivo.


O setor de produção, por exemplo, apresenta necessidades completamente diferentes do setor de departamento pessoal. Da mesma forma, o setor de recursos humanos não pode contar com o mesmo orçamento do setor de marketing.


Da mesma forma, pessoas diferentes e de diferentes setores também não podem contar com um mesmo valor de investimento, já que isso pode afetar, de uma maneira extremamente negativa, o resultado final da empresa.


3 - Não enxergar no orçamento empresarial, uma estratégia

Muitas empresas encaram o processo orçamentário empresarial apenas como um planejamento financeiro. Mas ele é muito mais do que isso, e pode ser um dos responsáveis pelo sucesso ou fracasso dos seus objetivos.


É importante falar sobre isso, pois a tática de criação de um orçamento cria a possibilidade de visualização de tudo o que pode funcionar, e de tudo o que pode dar errado também.


Quando você consegue enxergar tudo o que pode atrapalhar suas conquistas, fica muito mais fácil de conseguir elaborar um plano reserva, e não perder a oportunidade que já estava planejando conseguir há mais tempo.

4 - Focar demais em ser perfeito

Outro grande erro das empresas ao criar um orçamento, é desejar uma perfeição simplesmente impossível de ser alcançada.

Existem, inclusive, 2 termos no mundo corporativo que definem muito bem esse tipo de comportamento:


● Muita iniciativa e pouca acabativa

● Paralisia da perfeição


Elas mostram como essa busca desenfreada pela perfeição pode ser prejudicial, pois limitam as empresas a nunca irem em busca de objetivos menores ou reconhecer ganhos que ainda não estejam no padrão mais alto do esperado.


Para alguns gestores de renome, essa busca desnecessária, ao contrário do que muitos pensam, tem muito mais possibilidade de trazer prejuízos e perdas, do que bons resultados.

5 - Encarar o orçamento empresarial apenas como anual

As coisas mudam. Tudo na vida está sempre em constante mudança, e por que então, sua empresa estaria estagnada por um ano inteiro?


Muitos gestores ao criarem o orçamento empresarial com planejamentos financeiros, se esquecem de encará-lo como uma estratégia, como você já viu no erro 3. Com isso, eles acabam colocando em jogo grandes oportunidades.


Quando você enxerga o planejamento como algo que necessita ser feito uma vez por ano, não percebe a importância desse documento como estratégia para possíveis melhorias que podem influenciar todo o seu futuro.


Ou seja, se você optar por acompanhar esse orçamento, poderá encontrar com muito mais facilidade erros que podem atrapalhar seus resultados. Mas, isso só será possível se você encarar o orçamento como uma necessidade contínua do planejamento da sua empresa, como algo que você faz trimestralmente, por exemplo, não apenas uma vez por ano.


3 dicas que irão melhorar a sua estratégia orçamentária empresarial



Se você já sabe o que não fazer quando o assunto for orçamento empresarial, é preciso saber o que fazer de correto, não é mesmo?


E, para isso, nós trouxemos três dicas rápidas, mas muito úteis para garantir seu sucesso em todo o processo.


São elas:

1 - Mantenha seus gestores a par de tudo

Você pode começar a aplicar o plano de orçamento descentralizado (orçamento colaborativo) apenas com setores estratégicos e primordiais da empresa.


Com o tempo, passe a envolver uma maior quantidade de gestores ao criar estratégias e planos para alcance de metas.


Essa forma de trabalho mantém a equipe integrada, em busca dos mesmos objetivos e podendo organizar muito melhor suas ideias, enquanto todos os outros podem agregar e enriquecer todos os planejamentos.


Você irá ganhar velocidade e constância no planejamento orçamentário, além de conseguir compreender muito mais as necessidades de cada setor, evitando problemas maiores no futuro, como orçamentos mal planejados.

2 - Automatize seus cálculos

Cálculos empresariais são, de uma maneira geral, simples. Mas, para que a possibilidade de erro seja reduzida, considerando que eles são muito mais comuns humanamente, a melhor opção é a automatização.


Escolha automatizar seus cálculos, para que só exista a necessidade de lançamento dos números e avaliação dos resultados. Sem fórmulas ou digitação excessiva.

3 - Automatize os gastos com pessoal

Se sua empresa gasta demais com Recursos Humanos e você deseja reduzir seu orçamento empresarial, uma dica importante, é: Automatize esse orçamento.


Você pode evitar muitos erros e ganhar muito mais tempo, se decidir automatizar o lançamento de benefícios, 13º salário, férias, rescisões, hora extra, adicionais, e etc.


Com essa estratégia, você economiza com o setor de recursos humanos, ganha dias de trabalho por não depender de contas e lançamentos manuais e ainda consegue economizar também na parte financeira.


A palavra chave dessa dica, é: economia para investir onde quiser!

Vale a pena obter um orçamento empresarial?

Como você pôde ver, o orçamento empresarial é mais do que um papel de lançamento futuro a respeito das suas contas.


Com ele, você pode alcançar grandes objetivos, além de acompanhar cada passo que a sua empresa dá em direção a essas metas.


Dessa forma, qualquer tipo de obstáculo que possa aparecer, poderá ser facilmente desviado, para que o fluxo continue ocorrendo da melhor maneira possível, além de trazer benefícios corporativos que envolvem até união entre gestores.


Resumindo, vale muito a pena utilizar o orçamento empresarial como um aliado para o crescimento do seu negócio a curto, médio e longo prazo.

Conclusão

Agora que você já sabe o que fazer e o que não fazer para obter o melhor do seu orçamento empresarial, não se esqueça de colocar em prática cada uma das dicas passadas aqui nesse texto.


Sua empresa merece os melhores resultados, e ele com certeza terá grande participação nisso!


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo