Buscar
  • Laila

7 razões para terceirizar o setor financeiro de uma empresa

Atualizado: 20 de Ago de 2020

Existem inúmeras empresas de terceirização de serviços de vários setores ao redor do mundo, incluindo o setor financeiro. Terceirizar o setor financeiro pode ser um excelente jeito de crescer o seu negócio e ter uma gestão financeira bem estruturada, enquanto tem disponibilidade para investir recursos (principalmente tempo e dinheiro) na sua empresa!

Ao terceirizar o setor financeiro, o empreendedor transfere a responsabilidade desse departamento para um time qualificado de especialistas em gestão financeira. Donos de uma pequenas/médias empresas costumam optar por fazer isso por razões como:

No decorrer deste artigo, vou falar um pouco sobre cada tópico e argumentar estrategicamente a respeito dos porquês de investir na terceirização do setor financeiro de uma pequena/média empresa!



1. Você perde muito tempo com o seu financeiro!

Em uma tentativa de poupar dinheiro da empresa, muitos gestores resolvem tomar as rédeas de áreas como o setor financeiro, mesmo sem ter expertise no campo. No entanto, ao terceirizar o setor financeiro para um BPO financeiro, ele conta com profissionais treinados e tecnologia adequada que farão o mesmo trabalho de forma mais precisa e eficiente, oferecendo ótimos insights como resultado. Além disso, essa mudança proporcionará tempo livre para investir na atividade principal da empresa, gerando lucro e mais metas atingidas!

2. Terceirizar o setor financeiro aumenta a lucratividade!

Muitos empreendedores procuram por maneiras de aumentar a lucratividade do negócio. Essa é a maior razão pela terceirização de serviços de todo o tipo - é uma boa maneira de focar recursos em lucrar!


Uma gestão financeira deficiente é um dos motivos pelos quais sete de dez empresas falham nos primeiros anos. Como falei no tópico acima, muitos empreendedores tentam gerenciar as atividades do setor financeiro sozinhos. Isso pode economizar dinheiro a curto prazo, mas, a longo prazo pode ser uma receita para o desastre. Pequenas empresas podem ainda não ter um caixa disponível para a contratação de um CFO full-time ou para a estruturação de um departamento financeiro adequado. Quando você terceiriza o setor financeiro para profissionais especialistas, há o retorno em economia de dinheiro, tendo a segurança de que o setor financeiro está sendo gerenciado de forma adequada.


3. Você não dispõe dos números essenciais do seu financeiro!

Essa é, obviamente, uma bandeira vermelha. Se você não tem os números essenciais para tomadas de decisões importantes sobre o seu negócio, o seu crescimento, as suas operações e todos os detalhes que permitem que uma empresa flua com sucesso no mercado, está na hora de entregar o seu departamento financeiro nas mãos de profissionais!


4. Você tem acesso a profissionais qualificados a um custo reduzido!

Um dos maiores benefícios ao terceirizar o setor financeiro é que você terá uma pessoa qualificada para fazer esse trabalho tão importante. Para muitas empresas, contratar um profissional qualificado é um grande desafio. Essa é outra razão para terceirizar o financeiro da sua empresa – ter acesso a pessoas qualificadas com um custo reduzido.


5. Tempo para focar no que você faz de melhor!

Terceirizar o setor financeiro te deixa livre para focar em estratégias de crescimento para o seu negócio, ao invés de se preocupar com os muitos problemas e complexidades de gerenciar o setor financeiro. Você pode deixar os detalhes dessa gestão nas mãos de experts que focarão exclusivamente neste setor por você!


6. Menos riscos e erros mínimos!

Ao terceirizar o departamento financeiro, o empreendedor não precisa mais se preocupar com os riscos como quedas de sistema em horas difíceis ou erros graves de colaboradores. Quando o setor financeiro dentro da empresa encontra erros, pode ser extremamente desgastante para resolvê-los, consumindo muito tempo. Terceirizando esse setor, entretanto, você pode tirar vantagem de múltiplas camadas de revisão construídas em processos por operadores qualificados que permitem reduzir significativamente a quantidade de erros cometidos, além de reduzir a preocupação do empreendedor!


7. Realocação de recursos!

Se você pode reduzir custos que antes eram dedicados ao departamento financeiro, você terá mais fundos disponíveis para outras prioridades. Por exemplo, se você quer expandir o seu negócio ou dedicar mais dinheiro para a área de marketing ou desenvolvimento de produto, terceirizar o setor financeiro pode ajudar com a sua realocação de recursos!


Quais serviços do financeiro você pode terceirizar?

A resposta curta é que você pode terceirizar todo o departamento financeiro da sua empresa! Já a resposta longa é que você pode preferir selecionar minunciosamente o que é mais conveniente pro seu negócio. Seguem alguns serviços do financeiro que são comumente terceirizados:

  • Controle de contas a pagar e receber

  • Controle e projeção de fluxo de caixa

  • Emissão de notas fiscais

  • Agendamentos das contas a pagar

  • Elaboração de relatórios (DRE, Fluxo de Caixa, Controle de Inadimplentes, entre outros.)

  • Emissão de boletos.


Entre outros serviços! Transferir a responsabilidade do setor financeiro para pessoas qualificadas permite que o empreendedor faça o melhor uso do seu tempo para alcançar um crescimento sustentável para o seu negócio. Para maiores informações sobre terceirização do setor financeiro ou para falar com a gente do Manda pro Financeiro, clica no botão abaixo e eu entro em contato com você!








Referências: https://www.altusfinancial.com.au/blog/8-strategic-reasons-to-outsource-a-financial-department

https://cokerjames.com/blog/heres-why-you-should-outsource-financial-services/

https://www.inc.com/rhett-power/4-reasons-its-time-to-outsource-your-finance-depar.html

https://www.walzgroupcpa.com/understanding-outsourced-financial-services/


337 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo