Buscar
  • Maria

Como preparar o financeiro da sua empresa para as férias?




Se você ainda não conseguiu viver suas merecidas férias por medo de deixar a sua empresa sobrecarregada, aproveite as dicas que separamos para te ajudar com esse problema. Com algumas boas dicas para melhorar seu controle financeiro, nós te ajudaremos a viver bem esse descanso.


Imagine que agora, ao invés de estar lendo esse artigo, você está no lugar que você mais gosta de estar ou que deseja conhecer Pode ser uma praia conhecida, um país novo ou até mesmo a sua casa, ao lado da sua família.


Agora, imagine que enquanto você relaxa e renova as energias, sua empresa continua firme e forte nos lucros e nos crescimentos, e que você não precisa se preocupar porque tudo está sob o seu controle, mesmo que você esteja aqui (na praia, em casa, em qualquer outro lugar), e não lá.


Pois é, é exatamente isso que planejamento e um bom controle financeiro podem te proporcionar: tranquilidade para viver sua vida, enquanto seu negócio continua fluindo.


Quer entender melhor sobre como tudo isso funciona, e receber dicas importantes para desfrutar do seu trabalho? Então continue com a leitura!

Você acha que precisa mesmo tirar férias?

Para entrar no assunto sobre controle financeiro, a gente precisa entender antes, o porquê da abordagem sobre as férias. Então, vamos lá.


Praticamente todo novo empreendedor acredita que precisa trabalhar dia e noite, 24 horas por dia e 7 dias na semana. E nem sempre são só os novos que carregam essa teoria não, alguns veteranos no ramo, acreditam que viver para trabalhar é o segredo do sucesso.


De fato, quanto mais você se dedica a algo, maior é a sua chance de alcançar o seu objetivo com aquilo. Mas, assim como na musculação, os músculos precisam de descanso para crescerem, no empreendedorismo também existe a necessidade de férias e descanso.


Nenhuma mente humana funciona de maneira perfeita e contínua com foco no trabalho o tempo inteiro. O tempo de ócio é fundamental, e pode inclusive, te trazer novas e boas ideias.


Então, se você é empreendedor e não sabe se deve aproveitar férias e feriados, não se culpe por querer descansar. Você precisa e merece esse tempo, e sua equipe irá trabalhar muito melhor com um chefe que sabe que precisa viver também. Até a convivência pode melhorar.


Mas, para que isso aconteça de uma maneira tranquila e sem prejuízos para a sua empresa, você precisa ter um método de controle financeiro eficiente. E é agora que nós podemos te ajudar.

Faça seu planejamento e descanse sem preocupações

Agora que você já entendeu como é importante tirar um tempo de descanso, precisa saber que sua empresa está funcionando tão bem quanto estaria se você estivesse por perto. E, tecnicamente você vai estar, mas isso você vai entender melhor depois.


Nós vamos te mostrar agora, algumas dicas capazes de te ajudar a obter um melhor controle financeiro para planejar suas férias e feriados sem nenhum tipo de preocupação.


Sua empresa precisa estar pronta para as suas férias, empreendedor. E para isso, você precisa estar preparado.


Confira as dicas:


Preze sempre pela antecedência ao se planejar

Essa dica pode evitar uma grande parte das possíveis complicações que poderiam ocorrer.


O planejamento de controle financeiro com antecedência serve para mostrar o quanto é fundamental saber onde e quando gastar o seu dinheiro. E isso pode ser útil para todas as áreas da sua vida.


E não só no sentido financeiro. A antecedência pode te ajudar a preparar funcionários capazes de estarem no controle durante a sua ausência, além de também te auxiliar a prever e organizar todo o processo durante o período de descanso.


Para a vida, a antecedência pode ser útil para evitar que passeios sejam cancelados ou que frustrações desnecessárias ocorram. Seja prevenido.

Tenha em mente quem poderá te substituir durante o período ausente

Para que sua empresa dê certo, ela precisa de você. E para que você possa cuidar bem da sua empresa, precisa cuidar ainda melhor da sua saúde física, mental e emocional. E o descanso é parte fundamental nisso tudo.


Mas, para que seu negócio não sofra nenhuma consequência negativa por essa ausência, tudo o que você vai precisar é algo bem simples: esteja em dois lugares ao mesmo tempo.


Já que humanamente isso seria impossível, uma boa forma de conseguir um efeito bem parecido, é treinando alguém para fazer o que você faria durante todo o trabalho. Alguém que tome as mesmas decisões que você e que possa trazer segurança nas atitudes.


De nada adianta um bom controle financeiro, se a gestão em si, não funcionar bem.


Você não precisa de um novo chefe, inclusive, é preciso mostrar que toda autonomia que esse novo representante receberá é limitada, quando comparada à sua posição. Mas, que você também confia nas decisões dele, porque sabe que o treinamento veio da fonte certa.


Nesse caso, a fonte certa precisa ser você, então se dedique a escolher alguém e a treinar essa pessoa antes das férias.

Se antecipe financeiramente

Como o tema tem girando em torno de planejamento e precaução, antecipação pode ser também uma excelente escolha para alcançar suas férias com descanso e paz.


Você pode antecipar pendências, por exemplo, e resolver todas elas um mês antes do período de descanso e antecipar o que resolveria só depois.


Isso significa pensar em absolutamente tudo o que você planejava fazer nos próximos dias, começando desde já. Por exemplo: troca de fornecedores, demissões, contratações, e etc.


Uma boa tática aqui, é a otimização de tempo e dinheiro através da terceirização do serviço financeiro da empresa.


Se você deseja realizar algum tipo de ação referente à área financeira, uma boa escolha é terceirizar, ganhando tempo para pensar em outras coisas que podem contribuir muito mais para o crescimento da sua empresa.


Em outras palavras, terceirizar é uma escolha saudável para deixar funções indispensáveis nas mãos de outras pessoas, enquanto você recebe mais tempo para planejar novas metas e estratégias para alcançar no seu negócio.

Deixe seus clientes avisados a respeito das férias

Nada mais desagradável do que se sentir desamparado por alguém, e suas férias não podem causar isso em seus clientes. Eles precisam entender que elas são merecidas, mas que também podem trazer muitos benefícios para eles, como novas ideias e metas.


E uma excelente forma de mostrar que eles podem e devem ficar tranquilos, é apresentando o colaborador que ficará no seu lugar durante esse período.


Envie um e-mail, fale sobre esse momento necessário e apresente a pessoa responsável pelas decisões da empresa enquanto você não estiver por perto. Fale sobre suas qualidades e que sua escolha foi feita criteriosamente.


Em outras palavras, mostre aos seus clientes que eles não vão sair no prejuízo durante esse período e que podem confiar na sua escolha.

Planeje tudo antes de ficar ausente

Você pode criar soluções estratégicas e objetivos para serem alcançados enquanto estiver fora. Para isso, deixe seu colaborador substituto a par de tudo e não deixe nenhum detalhe de lado.


Outra dica interessante, e que pode dar muito resultado, é a divisão de tarefas entre os responsáveis por setores. Você pode aumentar a autonomia e a independência deles, traçando metas e deixando que eles às alcance com suas próprias estratégias.


Dessa forma, cada setor poderá trabalhar com suas próprias necessidades, dentro daquilo que já conhece, mas com o reforço de outras áreas da empresa.


Assim, diferentes setores poderão se unir, pensando melhor em novas estratégias capazes de solucionar problemas, que talvez só você não seja capaz de conseguir, pois eles tem a vantagem da vivência do assunto.


Depois que o seu tempo de descanso acabar, você só vai precisar se reunir com os responsáveis de cada setor e com o seu colaborador substituto, e acompanhar os resultados, mantendo o que funcionou bem e modificando o que não deu certo.


Viva o seu momento


Essa, talvez, seja uma das dicas mais importantes, se não for a mais importante de todas.


Faça seu controle financeiro, cuide do seu planejamento e veja sua empresa crescer, mas mais do que isso, desfrute daquilo que o seu trabalho pode te proporcionar.


Você merece mudar de rotina um pouco, para voltar com mais ânimo. Aproveite todos os momentos e descanse de verdade. Confie no seu treinamento e na sua equipe.


E isso se aplica para todos os momentos, não só os momentos de férias. Você pode escolher se ausentar no carnaval, em feriados prolongados ou em mini férias de alguns dias. As dicas podem ser aplicadas em qualquer uma dessas situações.

Conclusão

Ter o controle financeiro planejado, bem estruturado e efetivo é maravilhoso, mas tirar férias sabendo que ele está te ajudando a descansar sem maiores preocupações, é melhor ainda!


Principalmente agora, que você já sabe que precisa descansar e que isso não significa deixar sua empresa de lado, muito pelo contrário. Quando você cuida de você, seu negócio passa a funcionar muito melhor.


Então, aproveite suas férias e confie no seu time. Você merece, e esse momento é todo seu!

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo