O Setor Financeiro da sua empresa é nota 10 ou 0?

No dia-a-dia de uma empresa são inúmeras as atividades a serem realizadas para obter sucesso. Marketing, vendas, onboarding, desenvolvimento, operação... tudo precisa estar alinhado para que os resultados sejam satisfatórios. Mas como medimos se o resultado dos nossos esforços estão conforme o esperado? Através do Setor Financeiro. Uma gestão financeira organizada e eficiente permite analisar seus resultados e entender quais estratégias estão trazendo mais retorno. O setor financeiro possui 3 macro-etapas principais: 1. Processo de Contas a Pagar 2. Processo de Contas a Receber 3. Processo de análise das informações Todas essas três etapas precisam estar rodando bem para garantir boas informações e entendimento da dinâmica de funcionamento da empresa.


1. Processo de Contas a Pagar


É de extrema importância que a empresa saiba o que precisa pagar mensalmente e que se planeje para que nada seja pago em atraso. Conseguir mapear tudo que saiu do caixa da empresa é uma forma de apurar seu verdadeiro resultado. E como você pode fazer isso?

  • Centralize os pagamentos em apenas uma conta bancária, isso evitará que você não saiba onde cada pagamento foi feito e tenha que acompanhar muitas contas;

  • Tenha um e-mail específico do financeiro para receber cobranças e solicitações. Cobranças chegando em vários e-mails e diferentes canais podem se perder.

  • Possua processos de agendamento semanal das pendências, de forma a evitar esquecimentos e pagamentos de juros e multa.


2. Processo de Contas a Receber


Um processo de faturamento organizado permite que a empresa tenha seu caixa equilibrado e controle a inadimplência. Quais são os pontos importantes desse processo e que você precisa se atentar:

  • Emita boletos e faturas para enviar a seus clientes. Isso permite que eles sejam lembrados do seu pagamento e você consiga acompanhar quais faturas estão abertas;

  • Escolha uma ferramenta simples para a emissão de boletos e notas fiscais. Realizar emissões manualmente torna o processo lento e suscetível a erros.

  • Consiga realizar cobranças periódicas dos seus clientes para controlar a inadimplência.


3. Processo de análise das informações


O resultado dos processos de contas a pagar e receber geram informações para serem analisadas e torna possível tomar decisões para o negócio. O que é importante você fazer?


  • Acompanhe diariamente suas contas bancárias para acompanhar tudo que foi pago ou recebido;

  • Utilize um sistema financeiro para armazenar essas informações;

  • Acompanhe relatórios financeiros (como DRE e DFC) para analisar com a equipe os reais resultados do seu negócio;


Dessa forma, quanto maior a frequência de atualização desses relatórios, mais rápido você consegue analisar e tomar decisões. Todos esses pontos podem parecer simples, mas demandam constância de acompanhamento das informações e adequação de processos. O primeiro passo é olhar para dentro da sua realidade e entender quais processos poderiam ser simplificados para que você obtenha informações mais valiosas e entenda mais profundamente a realidade do seu business.