7 indicadores financeiros para o seu negócio
top of page
  • Foto do escritorMaria

7 indicadores financeiros para o seu negócio


Você tem acompanhado a saúde financeira de sua empresa?


Para um empreendedor que nos dias de hoje busca o sucesso de seu negócio, é de suma importância conhecer os números da sua empresa, a fim de determinar planos e estratégias de gestão para fazê-la crescer. Para isso, existem os indicadores financeiros, que oferecem uma visão ampla do desempenho operacional de sua empresa.


Neste artigo vamos explicar com clareza os principais indicadores financeiros e suas vantagens para tomada de decisões gerenciais. Continue acompanhando.


O que são os indicadores financeiros?


Os indicadores financeiros são considerados métricas e mecanismos calculados através de informações colhidas nas demonstrações de resultado da empresa sobre uma determinada situação.


No caso de um negócio, através dos indicadores financeiros, o empreendedor pode executar soluções com mais segurança que melhoram a saúde financeira da empresa, ajustando falhas que estejam prejudicando o seu desempenho ou aproveitando as oportunidades reveladas pelos índices.


A importância dos indicadores financeiros


De acordo com as informações obtidas pelos indicadores financeiros, o empreendedor pode verificar se a sua empresa está saudável, se as vendas de um determinado período resultaram em lucros distribuídos ou prejuízos acumulados.


Com esses valores demonstrados, o seu campo de visão fica bem mais amplo, permitindo que o negócio atinja seus objetivos por meio de um planejamento mais eficaz e atitudes mais precisas.


Vantagens de utilizar indicadores financeiros para sua empresa





Indicadores financeiros estão presentes no dia a dia das pessoas, assim como também dentro das instituições. São ferramentas estratégicas para uma boa gestão financeira de uma empresa. Cada indicador proporciona diversas vantagens. Alguma delas merecem ser apontadas.


Auxiliam gestores para tomada de decisão


Os indicadores financeiros fornecem aos seus gestores informações qualificadas e objetivas, direcionando a empresa para tomada de decisões mais assertivas.


Mostram o momento de reduzir custos e despesas de sua empresa


Por meio do monitoramento dos números, o empreendedor consegue verificar quais áreas da empresa estão consumindo mais recursos ou dando mais retorno, fazendo agir de forma estratégica para melhorar o desempenho do negócio.


Oferecem auxílio para o planejamento estratégico


Através de informações atualizadas transmitidas pelos indicadores financeiros, a administração consegue avaliar os resultados obtidos e elaborar um planejamento estratégico em busca dos resultados desejados para o próximo período.


Garantem investimentos no negócio


O empreendedor espera que o seu negócio sempre venha ter uma perspectiva de crescimento. Para isso, ele também precisa estar fazendo constantes investimentos na empresa. Por meio das métricas e dos indicadores é possível verificar a capacidade do negócio em destinar fundos para crescer ou dimensionar o retorno que se espera para a aplicação realizada atinja o resultado esperado.


Os 7 principais indicadores financeiros para o seu negócio


1. Geração de Caixa


Esse indicador irá mostrar a saúde financeira de sua empresa, através do saldo das entradas (+) e saída (-) financeira. É a última linha do fluxo de caixa.


Através da geração de caixa, o empreendedor tem a possibilidade de criar um fundo de reserva para momentos de dificuldade financeira com o intuito de manter o negócio saudável.


Sua análise é representada por quanto maior, melhor.


2. Lucratividade


Esse índice irá revelar os ganhos do negócio sobre o trabalho desenvolvido. Sendo assim, é muito utilizado para fazer comparações entre empresas do mesmo setor. De forma objetiva é através dele que irá mostrar o lucro do seu negócio. Sua fórmula é:


Lucratividade = Lucro Líquido / Receita Bruta X 100


3. EBITDA


O Ebitda, (também conhecida por LAJIR – Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda) é um indicador financeiro que demonstra o desempenho de sua empresa, excluindo custos que não estão ligados diretamente à essência do negócio.


Ele avalia o seu desempenho operacional. Sua fórmula é:


EBTIDA = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização


4. Liquidez Corrente


O indicador de liquidez corrente tem por finalidade medir a capacidade da empresa de cumprir com suas obrigações no curto prazo. É um dos indicadores para se verificar a capacidade de pagamento de uma empresa. Sua fórmula é:


Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante


Como suporte do valor obtido pode-se fazer a seguinte análise:


  • Maior do que 1, demonstra que a empresa possui capital disponível suficiente para arcar com as suas obrigações de curto prazo.

  • Igual a 1, o capital e as obrigações são equivalentes.

  • Menor do que 1 significa que a empresa não possui hoje, capital suficiente para quitar com suas obrigações de curto prazo


5. Ponto de Equilíbrio


O Ponto de Equilíbrio é uma referência de segurança do seu negócio. Ele irá dizer o quanto seu negócio precisa vender a fim de equilibrar as suas contas, sem prejuízos, mas também sem gerar lucro. Como o nome mesmo diz: um equilíbrio financeiro.


É um índice muito utilizado para fixar metas de vendas, por exemplo. Assim, toda a receita após o alcance desse ponto, irá contribuir positivamente para a geração de lucro do seu negócio. Sua fórmula é:


Ponto de Equilíbrio = Despesas Fixas / Margem de Contribuição


6. Margem de Contribuição


A Margem de Contribuição é um indicador financeiro no qual demonstra se a receita de seu negócio é suficiente para pagar os custos e as despesas fixas e, ainda assim, gerar lucro. 


Trata-se de um índice importante, mesmo porque faturamento não é sinônimo de lucratividade. Sua fórmula é:


Margem de contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)


7. Ticket Médio


Esse indicador mostra o valor médio gasto nos pedidos. Quanto maior for o valor, mais os clientes estão gastando nos pedidos. Ele pode ajudar a entender o comportamento e a satisfação do cliente em relação à empresa.


É um índice importante para elaborar ações estratégicas com o objetivo de melhorar os resultados. Sua fórmula é:


Ticket Médio = Faturamento Bruto / Volume Total de Vendas


Conclusão


Depois de aprender todos esses indicadores financeiros, comece a partir de agora colocá-los na rotina de sua empresa, pois para qualquer empreendedor que busca por resultados satisfatórios, eles são de extrema importância, auxiliando na tomada de decisões gerenciais mais precisas e em buscas de resultados cada vez melhores.

bottom of page