Real Digital e o futuro do dinheiro, está preparado?
top of page

Real Digital e o futuro do dinheiro, está preparado?

Moedas digitais são qualquer moeda disponível EXCLUSIVAMENTE no formato eletrônico. A moeda digital, no entanto, nunca sai de uma rede de computadores e é trocada exclusivamente por meios digitais.


Existem três variedades principais de moedas digitais: Criptomoedas, Stablecoins e moedas digitais do banco central (CBDCs). O Real digital entra como um CBDC.


O que é uma moeda digital do banco central (CBDC)?


Uma moeda digital do banco central é uma moeda digital emitida e supervisionada pelo banco central de um país. Mais de 100 países estão explorando CBDCs em um nível ou outro, de acordo com o FMI. 


Como funcionaria um CBDC?


O CBDC funcionaria de maneira semelhante ao dinheiro real. “Se eu der a você CBDC, é como se estivesse entregando dinheiro físico, como uma nota de $ 100. Você teria esse dinheiro na sua conta e, é seu. Eu não poderia voltar atrás”. Se eu enviar dinheiro para você pelo PayPal, é apenas uma promessa de que o dinheiro está chegando. Seu saldo pode mostrar os fundos, mas o dinheiro ainda não foi movimentado entre os bancos”, diz Cunha.


Outra vantagem importante do CBDC é que ele pode ser considerado moeda legal. Isso significa que todos os atores econômicos devem aceitá-lo para quaisquer fins legais. Você pode pagar seus impostos com ele, e qualquer pessoa que lhe emprestar dinheiro é legalmente obrigada a aceitá-lo para reembolso.


Real Digital O projeto de uma moeda digital emitida pelo Banco Central (CBDC) está avançando no Brasil. De acordo com a Federação Nacional de Associações de Servidores do Banco Central (Fenasbac), o real digital deve ser emitido somente em 2023.


A CBDC do Brasil terá o preço atrelado ao real brasileiro. Ou seja, cada real digital terá o valor de R$ 1 no mercado. Diferentemente dos criptoativos, a CBDC brasileira não será desenvolvida a partir da tecnologia blockchain.


Após sua implantação, as transferências poderão ser feitas de modo offline e não estarão completamente atreladas a um banco em específico, já que a moeda possui lastro e segurança. Além disso, pela menor quantidade de intermediadores no ecossistema de pagamento, provavelmente terá taxas mais baixas.


Outra vantagem importante é a segurança e rapidez em relação às transações internacionais, visto que vai poder circular na web e chegar rapidamente a seu destino sem a necessidade de intermediadores.


E aí, vai aderir ao Real Digital?


bottom of page